-
Prótese RemovívelCirurgia OralDentisteriaEndodontiaImplantologiaOdontopediatriaOrtodontiaPeriodontologiaPrótese FixaPrótese Removível
-
As Próteses Dentárias Removíveis são todas aquelas que, tal como o próprio nome indica, podem ser retiradas para realizar a higiene oral e, posteriormente colocadas, sem que seja necessária a intervenção do médico.
As próteses dentárias removíveis servem para substituir dentes perdidos e podem ser totais ou parciais. Estas podem ser: muco-suportadas, muco-dento-suportadas ou muco-implanto-suportadas.
Estas conseguem restaurar as funções dentárias de uma forma aceitável e, esteticamente, os dentes artificiais são muito parecidos com os naturais.
As próteses totais removíveis vêm substituir toda a arcada dentária e reconstruir o sorriso, sendo colocada na boca após a remoção dos últimos dentes presentes na boca e assim que os seus tecidos estejam completamente cicatrizados (processo que pode demorar alguns meses), contudo, durante este período de espera o paciente não passa qualquer tempo sem dentes pois será colocada uma prótese total imediata.
As próteses parciais removíveis são ideais para situações em que há ausência de apenas alguns dentes na arcada dentária. A sua utilização é destinada a restabelecer funções de mastigação, estética, fonética e de prevenção.
As próteses dentárias removíveis podem ser construídas de diferentes formas e com diferentes materiais. São elas:
1 - Esqueléticas (cuja base ou esqueleto é feito em metal cromo-cobalto ou cromo-níquel e são apoiadas em dentes saudáveis) são indicadas quando existe gengiva saudável e quando os dentes naturais não apresentam sinais de movimentação;
2 - Acrílicas (são muco-suportadas, ou seja, apoiadas na gengiva e no rebordo alveolar, ou suportadas pelos doentes) são a opção mais económica de todas as aqui listadas e também as mais comuns;
3 - Flexíveis (são compostas por uma resina flexível e produzidas em silicone e nylon) são a opção mais confortável e de mais fácil colocação, não sendo aconselhadas para substituir a ausência de muitos dentes.
As próteses removíveis são feitas de modo a parecerem-se com os dentes naturais, podendo melhorar a aparência do rosto do paciente pois restabelece o espaço dos dentes em falta nos maxilares.
A higiene das próteses removíveis devem ser feitas com muito cuidado por se tratarem de utensílios frágeis. Tal como todos os dentes naturais, as próteses também devem ser escovadas pelo menos 3 vezes ao dia, para que se possam remover os depósitos de alimentos e a placa bacteriana.